Turista ou viajante?

Repare bem na foto deste post. Foi tirada durante uma longa caminhada pelas montanhas ao redor do Gorges du Verdon, um dos maiores cânions da Europa. Na nossa viagem ao sul da França, sonho acalentado (e poupado, em $$ mesmo) por anos, tentamos nos distanciar mais do perfil turista e nos aproximar do de viajante. Explico: turista é quem visita com pressa, tira fotos mas não degusta, não permanece… Viajante é quem privilegia a experiência, vive, curte a cultura local. Claro que  nossas férias alternaram os dois, pois o bolso ainda não nos permite ser só viajantes. Mas tenho uma colega que programa viagens mais rápidas, por cinco dias, de bicicleta… quer melhor maneira de aliar exercício, descanso, boa comida e um turismo empenhado em mostrar o modo de vida do lugar?

Nessa linha de saborear, a mesma que originou o slow food (com início na Itália), está surgindo o slow travel, ou turismo sem pressa. É uma altenativa ao turismo de massa, afobado, que não satisfaz. Claro que também é uma resposta ao corre-corre diário. Para que eu vou correr de museu em museu ou de cidade em cidade durante as férias se meu ritmo já é estressante normalmente?

A revista Época desta semana traz interessante reportagem sobre o assunto e me chamou a atenção porque parece ser o tipo de experiência de tempo valorizado ao extremo. “A melhor maneira de conhecer um país é a pé. Quanto mais devagar você viaja, mas tempo terá para degustar a jornada”, afirmou Christopher Whinney, fundador de uma operadora de turismo inglesa especializada em roteiros pela Toscana. “Essa maneira de descobrir o mundo permite uma vivência inesquecível”, acrescentou o inglês. Com certeza guardo forte na lembrança este dia em que largamos o carro de lado para respirar o ar puro da montanha e apreciar a natureza nesta trilha entre dois vilarejos na Provence. Abrimos essa brecha necessária na agenda da viagem e nem que seja preciso esperar uns meses a mais e salvar alguns dólares… recomendo o slow turism a todos! Au revoir!

Maggi Krause

Anúncios

3 comentários sobre “Turista ou viajante?

  1. Olá Maggi..
    Esse assunto da diferença entre turista e viajante é bem interessante mesmo..
    Quando a gente começa a viajar e saber aproveitar as viagens aproveitando tudo o que o destino turístico tem a oferecer a viagem se torna uma experiência inesquecível..
    Também criei um post que fala sobre a diferença de turista e viajante..
    Fica o convite pra conhecer..
    Abraço..
    Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s